INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA: O CAMINHO PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E SUSTENTABILIDADE NO CAMPO
- Semear Consultoria
- 25 de set. de 2024
- 3 min de leitura
A Integração Lavoura-Pecuária (ILP) é uma estratégia de produção agrícola que permite o cultivo da lavoura e de pastagem em uma mesma área. Esse sistema tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil e é apresentado como uma forma de aumentar a produtividade e sustentabilidade da produção agrícola, gerando maior rentabilidade ao produtor.
O objetivo principal do ILP é maximizar a produtividade da fazenda por meio da otimização inteligente dos recursos naturais disponíveis, promovendo um manejo integrado de culturas e pastagem. A integração pode ocorrer por consórcio, quando são cultivadas simultaneamente na mesma área, por sucessão, em que as culturas agrícolas e as pastagens são cultivadas em períodos alternados ao longo do ano, ou rotação, onde os cultivos seguem uma sequência fixa por meio de cronograma pré estabelecido.
Por que realizar a Integração Lavoura-Pecuária?
Esse sistema geralmente está associado a benefícios como recuperação de áreas degradadas e aumento da fertilidade do solo. No entanto, outros benefícios também são destacados, como:
- Aumento da estabilidade de renda do produtor
Devido a diversificação de culturas e ganhos em produtividade tanto na lavoura quanto na pecuária, os riscos inerentes ao monocultivo diminuem, contribuindo para a estabilidade de renda.
- Redução de custos
O manejo inteligente das culturas por meio de consórcio, sucessão ou rotação, auxilia no controle de pragas, doenças e plantas daninhas, diminuindo a demanda por defensivos agrícolas. Enquanto a produção de uma pastagem de qualidade diminui a necessidade de suplementação na dieta dos animais e consequentemente, os custos de produção são reduzidos.
- Melhora na qualidade do solo
As raízes abundantes das forrageiras promovem a reciclagem de nutrientes e depositam grande quantidade de matéria orgânica no solo, estimulando a sua atividade biológica e permitindo a aeração em maiores profundidades. Além de gerarem palhada que protege a superfície do solo, reduz a evaporação de água e dificulta o crescimento de plantas daninhas, fatores que ajudam a manter o solo fértil e conservado.
- Produção de alimento em períodos de seca
A ILP possibilita que a pastagem cultivada em consórcio seja utilizada durante a maior parte da estação seca, pois o desenvolvimento mais eficiente do sistema radicular da forrageira permite que as raízes alcancem e absorvam água em profundidade, garantindo uma maior permanência da pastagem ao longo da seca.
Como implementar a Integração Lavoura-Pecuária?
Para a implementação desse sistema, é importante destacar os objetivos do produtor, as características da sua fazenda, e a disponibilidade de equipamentos e de mão de obra.
Depois disso, o primeiro passo é a escolha da espécie forrageira e da cultura, as combinações mais comuns são: Brachiaria + Milho ; Brachiaria + Milho + Soja ; Brachiaria + Soja. No planejamento, deve ser levado em consideração o clima, preço e disponibilidade de sementes, necessidade de máquinas e capacitação na escolha das espécies.
Em seguida, define-se o plantio, que poderá ser em consórcio, sucessão ou rotação, na primeira ou segunda safra, variando de acordo com os objetivos do produto e o seu planejamento.
A implementação do sistema de Integração Lavoura-Pecuária ainda é desafiador para muitos produtores brasileiros, por ser um sistema mais complexo do que outras formas de manejo, que exige mais conhecimento técnico e investimentos. No entanto, o ILP é uma importante estratégia de eficiência produtiva, e quando bem utilizada e planejada, proporciona melhorias significativas na produção e torna-se uma oportunidade excelente para o sucesso do produtor.
REFERÊNCIAS
ALVARENGA, R. C. "Sistema de Integração Lavoura-Pecuária: o modelo implantado na Embrapa Milho e Sorgo." (2007). Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/482993/sistema-de integracao-lavoura-pecuaria-o-modelo-implantado-na-embrapa-milho-e-sorgo. Acesso em: 10 set. de 2024.
OLIVEIRA, P. de; KLUTHCOUSKI, J.; VILELA, L.; BORGHI, E.; CASTRO, G. S. A.; CECCON, G. OS MUITOS BENEFÍCIOS DA ILP PARA OS SOLOS. Disponível
em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1019353/os-muitos beneficios-da-ilp-para-os-solos. Acesso em: 10 de set. de 2024.
Escrito por Giovanna Carvalho.
Commentaires